FAQ

Por que colocar aparelho ortodôntico?

Em geral, as pessoas colocam aparelho por razões estéticas, mas isso não significa que elas não terão um benefício funcional no processo. Uma mordida melhor, mais ajustada e confortável, com menos problemas funcionais é muitas vezes a consequência do que começou apenas como estética.

Uma das metas de nós ortodontistas é ajudar-lhe a parecer o melhor possível. Agora você não precisa esperar até que o tratamento acabe: você pode parecer o melhor possível durante o tratamento ortodôntico!

O que é o aparelho invisível ou estético?

O aparelho ortodôntico fixo estético é composto de "braquetes" (aquelas pequenas peças coladas nos dentes) cerâmicos, eles são seguros e esteticamente agradáveis para todos os pacientes ortodônticos. É uma excelente alternativa estética para evitar a velha aparência de boca "metálica". Ortodontistas do mundo inteiro já aprovaram seu uso. Eles são bonitos e confortáveis de usar, são feitos de um lindo material translúcido ou da mesma cor de dente, e combinam extremamente bem com todos os tons do esmalte dentário, fazendo-os muito menos perceptíveis que os de aço inoxidável. O material da cor do dente é muito difícil de ser notado à distância, e é muito atrativo tanto para jovens como para adultos. Afinal de contas, ortodontia não tem idade!

Você se sentirá melhor sabendo que seu sorriso ortodôntico não será a primeira coisa que alguém notará!

Quanto custa um aparelho ortodôntico?

Fique tranquilo, não é caro como todos imaginam. E vale a pena! O que afeta o custo do tratamento com aparelho cerâmico é o plano de tratamento traçado pelo profissional para cada paciente. Os honorários dependerão do grau de dificuldade do plano de tratamento proposto.

Agendar uma consulta ortodôntica preliminar será a melhor forma para começar.

Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico?

A duração dependerá da complexidade, das necessidades do seu tratamento, do tipo de aparelho utilizado e do seu cuidado e colaboração. Quanto menos danificar o aparelho, mais rápido será o seu tratamento.

Uma estimativa de tempo é entre 24 e 36 meses. Seu ortodontista escolhido é o melhor recurso de informação sobre todas as necessidades do seu tratamento.

O que causa dentes tortos?

Dentes "tortos" são causados por hereditariedade ou fatores circunstanciais e às vezes os dois. Se seus dentes são muito grandes para a base óssea, eles se amontoam fazendo com que alguns dentes não nasçam ou empurrem outros. Os dentes também podem girar e se amontoarem, criando mordida errada.

Algumas das causas circunstanciais de dentes "tortos" incluem: a perda dos dentes de leite antes do tempo, chupar dedo ou chupeta, morder caneta, empurrar a língua contra os dentes da frente para ajudar a engolir, etc. Você pode não entender o que causou o problema, mas você e seu ortodontista podem trabalhar juntos para corrigi-lo.

Porque atualmente há tantos adultos usando aparelhos ortodônticos?

Novas e acessíveis tecnologias, educação, apelo social...

Nos últimos 20 anos, houve um tremendo aumento no número de adultos recebendo tratamento ortodôntico. Razões estéticas ou cosméticas são lógicas, especialmente para pessoas em que o trabalho exija que elas lidem com o público ou para aquelas que sejam tímidas por causa de seus dentes desde a infância.

Razões de saúde também trazem o adulto ao consultório. Uma mordida incorreta podem conduzir a efeitos prejudiciais à gengiva, aos ossos e naquelas juntas que temos logo abaixo do ouvido (ATM).

Há casos em que o paciente adulto tem que usar aparelhos ortodônticos para organizar os espaços resultantes de perdas dentárias para colocação de implantes, próteses etc.

Pergunte ao seu ortodontista sobre aparelhos que são melhor indicados para seu caso. O importante é que um especialista faça uma correta avaliação.

Eu posso jogar futebol enquanto uso aparelho?

Você pode participar de qualquer esporte que você escolher sem precaução nenhuma para esportes como natação, corrida ou tênis.

Quando for praticar esportes onde há a possibilidade de você ser atingido na boca por uma bola ou um cotovelo, use um protetor bucal. Você deve usar um protetor bucal especialmente criado para se encaixar confortavelmente ao aparelho. Ele é feito de um material durável que protegerá os tecidos moles na parte interna dos seus lábios. Protetores bucais são uma boa idéia quando você for jogar futebol, basquetebol, ou praticar lutas marciais, por exemplo.

Converse com seu ortodontista sobre um protetor bucal para seu aparelho.

Eu terei que desistir do chiclete?

Há algumas comidas que podem quebrar ou desprender seu aparelho, e mascar chicletes é uma delas. Desistir de algumas comidas enquanto você estiver usando aparelho não será difícil: você irá perceber que há várias comidas que você gosta e que são permitidas.

Você ainda poderá comer a maioria das coisas que gosta se lembrar de cortá-las em pequenos pedaços que podem ser facilmente mastigados.

É importante seguir algumas regras sobre comida como:

  1. Não comer comidas duras ou difíceis de morder (como uma maçã inteira).
  2. Não mastigar caramelos ou balas tipo toff.
  3. Não mascar chiclete.
  4. Não mastigar gelo.
  5. Não comer milho verde na espiga ou castanhas.
  6. Não comer cenoura ou torradas duras.

Se eu beijar meu(minha) namorado(a) e nós dois usarmos aparelho, não ficaremos grudados?

Se você quer beijar alguém e ele(a) quer te beijar também, vocês certamente encontrarão uma maneira que seja confortável para os dois. O segredo é ser tanto cuidadoso quanto gentil.

O que acontece se eu perder algumas consultas?

Consultas são agendadas em intervalos específicos por três importantes razões:

  1. consultas regulares permitem ao seu ortodontista checar a posição dos seus dentes, e mudar a pressão do aparelho através de ajustes;
  2. consultas regulares asseguram que seus dentes não se movam muito, o que pode danificar o dente e estruturas anexas. Mover seus dentes ao lugar correto é um processo que leva tempo;
  3. comparecer a todas as consultas agendadas pode ajudar a diminuir a duração do seu tratamento.

Com aparelho é preciso escovar os dentes mais vezes ao dia?

É muito importante limpar os dentes e o aparelho, pois a comida escondida pode trazer problemas dentários e gengivais. Então, uma das primeiras regras para quem usa aparelho é usar fio dental com agulha passa-fio, e escovar os dentes depois de cada refeição e antes de dormir.

Como eu sei se meu filho precisa de tratamento ortodôntico?

A sugestão é consultar um ortodontista assim que notar alguma modificação nos dentes ou ossos da face que julgar anormal. Normalmente, a partir dos 7 anos as crianças já têm dentes permanentes e crescimento mandibular suficiente para submeter-se a um exame ortodôntico. Um exame ortodôntico pode identificar problemas como mordida cruzada, dentes encavalados, mordida aberta, mordida profunda, etc. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o resultado do tratamento.

Os sinais e sintomas a seguir podem indicar a necessidade de um exame ortodôntico prematuro:

  • Perda prematura ou tardia dos dentes;
  • Dificuldade de mastigar ou morder;
  • Chupar dedo;
  • "Clicking"do queixo;
  • Dentes apinhados (um em cima do outro);
  • Alinhamento anormal de dentes;

Por que, às vezes, há a necessidade de extração de algum dente como parte do tratamento ortodôntico?

Quando os dentes estão muito apinhados, poderá ser necessária a retirada de dentes de leite ou dentes impactados (dentes que deveriam ter nascido, mas não nasceram) para permitir que os dentes se movam numa posição mais desejada.

A remoção de dentes permanentes também poderá ser necessária para corrigir apinhamentos ou problemas de oclusão (mordida).

A extração de dentes como parte do tratamento ortodôntico resultará em uma melhora das funções e uma aparência mais estética. O planejamento correto pelo ortodontista é o mais importante.

Na sua opinião, qual o primeiro procedimento para quem pretende iniciar tratamento ortodôntico?

Escolher muito bem um especialista em ortodontia. De preferência, um membro da ABOR - Associação Brasileira de Ortodontia. A chance de sucesso será bem maior.

Sorrir é contagioso, você pega como uma gripe.

O que comer ou não comer?

Essa é sem dúvida a maior preocupação de todos os pacientes ortodônticos. Desistir de algumas comidas enquanto você está usando aparelho não será difícil, uma vez que você perceberá que muitas comidas que você gosta são permitidas.

Você ainda poderá comer a maioria das coisas que você gosta se lembrar de cortá-las em pedaços pequenos que possam ser facilmente mastigados. Consulte nossa lista dos "arqui-inimigos" para evitar a quebra do seu aparelhos durante o tratamento ortodôntico. Quebrar um fio ou bráquete poderia provavelmente aumentar o tempo de seu tratamento e ser dolorido.

Comidas crocantes como pipoca ou nozes poderiam ficar alojadas entre seus fios e serem muito difíceis de retirar. Lembre-se que é sua responsabilidade tomar conta dos seus dentes e aparelho entre as consultas ortodônticas.

Antes de pegar a próxima lata de refrigerante, considere que

você estará expondo seus dentes a aproximadamente 12 colheres de chá de açúcar.

Quais efeitos o consumo excessivo de refrigerantes pode causar em seus dentes?

Gengivites sérias, cáries dentárias e crescimento de placa bacteriana são alguns dos efeitos do consumo excessivo de refrigerantes. Quando um dente bom, liso, com a superfície perolada torna-se coberto por uma camada grossa e pegajosa conhecida como placa, o nosso corpo reconhece o crescimento da placa como um corpo estranho e tenta combatê-lo. A proliferação de vasos sanguíneos para combater a ofensiva placa resulta em uma gengiva vermelha e com aparência inchada - o começo da gengivite.

A maioria dos adultos tem algum grau de gengivite periodontal. Doenças periodontais são causadas por bactérias. Pesquisas recentes mostram que essas bactérias podem contribuir para doenças no coração, derrames e complicações durante a gravidez. Você não pode ser saudável com dentes ruins!

Salvar seus dentes pode salvar sua vida.