A saúde Bucal e o Mau Hálito

O mau hálito, clinicamente chamado de halitose, pode ser resultado de maus hábitos de saúde dental ou ser um sinal de outros problemas de saúde. Além disso, os alimentos que você come e hábitos de vida pouco saudáveis podem agravar o problema.

Como o que você come afeta a respiração?

Basicamente, todo o alimento ingerido começa a ser distribuído em sua boca. Se você comer alimentos com odores fortes (como alho ou cebola), escovar os dentes, passar fio dental e até mesmo usar enxaguantes bucais, apenas vai cobrir o odor temporariamente. O odor não vai desaparecer completamente até que os alimentos tenham passado pelo seu corpo.

Por que os maus hábitos de saúde bucal causam mau hálito?

Se você não usa escova e fio dental diariamente, partículas de alimentos podem permanecer em sua boca promovendo o crescimento de bactérias entre os dentes, em torno das gengivas e sobre a língua. Isso causa mau hálito. Enxaguantes bucais antibacterianos podem ajudar a reduzir essas bactérias.
Além disso, bactérias causadoras de odor e partículas de alimentos podem causar mau hálito em dentaduras se elas não forem devidamente limpas.
Fumar ou mastigar tabaco também pode causar mau hálito, além de manchar os dentes, reduzir sua capacidade de saborear os alimentos e irritar suas gengivas.

Quais são os problemas de saúde associados com mau hálito?

O mau hálito persistente ou o gosto ruim na boca podem ser um sinal de alerta da doença gengival (periodontal). Essa doença é causada pelo acúmulo de placa nos dentes. As bactérias causam a formação de toxinas que irritam as gengivas. Se a doença periodontal continuar sem tratamento, pode danificar a gengiva e o osso maxilar.
Outras causas dentais do mau hálito incluem aparelhos ortodônticos mal ajustados, infecções fúngicas da boca, e cáries (cavidades).
A condição médica caracterizada por boca seca (também chamada de xerostomia) também pode causar mau hálito. É necessário saliva para umedecer a boca, neutralizar os ácidos produzidos pela placa bacteriana, e lavar as células mortas que se acumulam na língua, gengivas e bochechas. Se não removidas, essas células se decompõem e podem causar mau hálito. Boca seca pode ser um efeito secundário de várias medicações, problemas nas glândulas salivares, ou respiração contínua através da boca.
Muitas outras doenças podem causar mau hálito. Aqui estão algumas: infecções do trato respiratório (como pneumonia ou bronquite), sinusite crônica, rinite, diabetes, refluxo ácido crônico, doenças do fígado ou problemas nos rins.

O que eu posso fazer pra prevenir mau hálito?

O mau hálito pode ser reduzido ou ser prevenido se você:

  1. Praticar boa higiene oral.
    Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor para remover detritos de comida e placa.
    Escove os dentes sempre após comer (leve um kit de escovação ao trabalho ou à escola para escovar após se alimentar).
    Nunca se esqueça de escovar a língua também.
    Troque sua escova a cada 2 ou 3 meses ou após sarar de uma doença.
    Use fio dental ou uma escova interdental para remover partículas de comida e placa entre os dentes pelo menos duas vezes no dia, use também um enxaguante bucal antibacteriano duas vezes.
    Dentaduras devem ser retiradas à noite e serem totalmente limpas antes de serem colocadas novamente na boca para o dia seguinte.
  2. Visitar seu dentista regularmente.
    Duas vezes ao ano é o ideal. Esse profissional irá realizar um exame bucal e uma limpeza efetiva. Poderá indicar um periodontista caso seja necessário ou mesmo um estomatologista para corrigir o problema de mau hálito.
  3. Não fumar e nem mastigar tabaco.
    Pergunte ao seu dentista como encontrar auxílio para deixar esses vícios.
  4. Beber muita água para que a boca permaneça hidratada.
    Masque chiclete (preferencialmente sem açúcar), chupe balas (sem açúcar), somente para estimular a produção de saliva, e ajudar a eliminar partículas de alimentos e bactérias.
    Chicletes e balas com xilitol são as melhores.
  5. Manter um registro dos alimentos que você come.
    Se você acha que algo está te causando mau hálito, apresente seu registro ao dentista para revisão.
    De forma parecida, faça uma lista dos medicamentos que você ingere, pois alguns medicamentos causam mau hálito.

Como tratar o mau hálito?

Em muitos casos, o próprio dentista pode tratar a causa do mau hálito. Se o seu dentista detectar que sua boca está sadia e que o odor não tem origem na boca, você pode procurar o médico de sua confiança para diagnosticar o motivo do mau hálito
O seu dentista também pode indicar um periodontista caso seu problema seja periodontal.

Quais produtos posso utilizar pra eliminar o mau hálito?

Um antisséptico bucal pode auxiliar a eliminar as bactérias que causam mau hálito. Pergunte ao seu dentista qual é o melhor produto para o seu caso.

Fonte: Webmd – Oral Health