Porque é grave deixar de escovar os dentes antes de dormir

Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia é importante, mas, mais importante ainda, é escovar antes de dormir. Até que ponto isso é verdade? É grave mesmo esquecer de escovar os dentes depois de chegar em casa, cansado e pegar no sono de uma vez?
A todo tempo, o filme bacteriano – a placa – vai produzindo ácido que, caso não combatido com a escovação, corrói o esmalte dentário e provoca cáries. Quando dormimos, a produção de saliva, que ajuda a combater a ação dessas bactérias, cai consideravelmente deixando os dentes vulneráveis. Entretanto, não importa muito se você escova os dentes exatamente antes de dormir, mas o melhor mesmo, é vir escovando-os ao longo das 24 horas do dia. Quanto menos se escova os dentes, mais tempo o ácido tem para agir.
A produção desse ácido é ainda maior após às refeições e, por isso, é recomendável escovar os dentes também após a ingestão dos alimentos, especialmente doces. Mas voltando à hora de dormir, realizar a escovação momentos antes de se deitar é menos eficaz que escovar no período após o jantar ou da última refeição que você venha a fazer à noite.
A explicação é simples: a pasta dental terá muito mais tempo para agir e fortalecer o seus dentes do que se você escovar apenas logo antes de dormir.
Em resumo, manter bons hábitos de higiene dental é fundamental, mas não se desespere caso você tenha esquecido de escovar os dentes momentos antes de dormir. O ideal é que você tenha os escovado à noite, após a última refeição, portanto, evite fazer lanchinhos após o jantar, pois você terá que realizar a escovação mais uma vez. Ah, e escová-los pela manhã é recomendável também, não só para combater a placa que se formou à noite, mas pra tirar aquele mau hálito matinal porque ninguém merece!
Fonte: Greatist